Seja bem-vindo!!!!!!

O objetivo do blog geoinformações é deixar os leitores atualizados, principalmente em diferentes temas de punho geográfico, mas também de outros assunto.

sábado, 28 de maio de 2011

Dia do Geográfo

No dia 29 de Maio é comemorado o dia do Geográfo. O profissional que trabalha com Geografia geralmente tem uma capacidade de analisar aspectos econômicos, físicos e sociais da sociedade, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço social (M. Santos, 1980).



Entre algumas matérias do currículo da graduação do Geográfo estão Geologia Geral, Climatologia, Geomorfologia, Cartografia Geográfica, Geografia Urbana, entre outras disciplinas. Para conhecer a grade completa pode-se acessar o site: http://www.geo.ufes.br/content/grade-bacharelado, sendo está grade da Universidade Federal do Espírito Santo.
Entre alguns Geográfos famosos estão: Paul Vidal de La Blache, Friedrich Ratzel, Milton Santos, entre outros.
Gostaria de compartilhar ainda minha experiência, da definição de Geográfia, no primeiro dia de aula do curso de Geografia, houve um trote para a minha turma, e os veteranos perguntavam: Calouro, com é a definição da Geografia?, alguns calouros respondiam que Geografia é a descrição da Terra. Certo, na verdade não está, mas também não está errado, o mais sensato é dizer '' não é só isso'', o significado da palavra Geografia, é sim, descrição da Terra, sendo que a Geografia já foi até a descrição da Terra, mas hoje Geografia não é isso.
O espaço social tem a interferência do homem, sendo então pode-se dizer que Geografia estuda o homem na produção do espaço, que espaço?! o espaço social.
Para entender melhor o que é Geografia vale a pena ler o livro "A Natureza do Espaço" de Milton Santos.
Já ouvir dizer que Geografia é amor, pelo que gostam muito da disciplina e que Geografia é horrivel, pelos os que não gostam, mas uma coisa é certa Geografia é importante.






Gabriel Lecoque




Parabéns Geográfos!!!!!!!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Nuvens de desenvolvimento vertical

As nuvens de desenvolvimento vertical, que também são classificadas como nuvens baixas, são aquelas geradas pelos movimentos convectivos que formam nuvens tipo Cumulus, que nos trópicos podem chegar a ultrapassar os 18 Km de extensão. As nuvens de desenvolvimento vertical são as únicas que produzem raios e trovões.
As nuvens de desenvolvimento vertical quando pequenas e isoladas são conhecidas como apenas Cumulus e indicam tempo bom. Contudo, se evoluem de Cumulus Congestus, mais crescidas e encorpadas para Cumulonimbus, que se formam geralmente à tarde, podendo trazer chuvas pesadas, relâmpagos, neve e granizo.


Nuvem Cumulus


Nuvem Cumulus Congestus


Nuvem Cumulonimbus


Se você vê uma Cumulonimbus, provavelmente irá passar por um temporal, mas antes admire a natureza, e como são belas as coisas que Deus fez.

Referências:
Introdução à Climatologia para o Trópicos, 3ª edição, J.O. AYOADE.
Climatologia-noções básicas e climas do Brasil, Francisco Mendonça e Inês Moresco Danni-Oliveira.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nevoeiro e Neblina

Por convenção internacional a diferença entre Nevoeiro e Neblina é:
Nevoeiro visibilidade horizontal inferior a 1Km.
Neblina visibilidade horizontal superior a 1Km.
Isto porque tanto Neblina quanto Nevoeiro se tratam da suspensão de minusculas gotículas de água ou cristais de gelo numa camada de ar próxima a superfície da terrestre.


Nevoeiro em uma estrada.



Existem cinco tipos de nevoeiro:

Nevoeiro por radiação
Ocorre em noites de céu limpo, quando, ao se resfriar por radiação, a umidade contida no ar se condesa, resultando em um nuvem próxima ao solo.
Esse fato ocorre frequentemente em Guarapari-ES.


Parque de Vanicelos (Setúbal). Portugal.

Nevoeiro de adecção
Ocorre quando há a advecção de ar frio sofre as superfícies líquidas, de modo que o vapor incorporado pelo ar frio o satura (a umidade relativa atinge 100%) e, ao se condesar, gera o nevoeiro.
Acontece em Itaparica, Praia da Costa ao amanhecer. Esses são bairros de Vila Velha-ES.


Nevoeiro em Itaparica, Vila Velha-ES.


Nevoeiro frontal
 Ocorre ao longo das frentes frias, onde as condições de mistura do ar frio e quente podem conduzir à condensação do vapor próximo à superfície.


Nevoeiro frontal no Estado de Minas Gerais.

Nevoeiro de montanha ou vertente
Ocorre nas vertentes de barlavento das montanhas, onde o ar úmido é forçado a ascender e, por resfriamento adiabático, há a condensação do vapor.


Montanha de Zugspitze, nos alpes da Alemanha.

Nevoeiro de evaporação
Ocorre quando a água evaporada de uma superfície líquida quente se condensa ao entrar em contato com a camada de ar sobrejacente relativamente mais fria.


Ar quente em contato com camada de ar frio.


Referências:
Introdução à Climatologia para o Trópicos, 3ª edição, J.O. AYOADE.
Climatologia-noções básicas e climas do Brasil, Francisco Mendonça e Inês Moresco Danni-Oliveira.
http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-1-2.html, acessado no dia 16/05/2011 às 16:00.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia da abolição da escravatura

No dia 13 de Maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil. Um ato necessário e importante, mas na verdade realizado, pois o trabalho escravo no Brasil não valia tanto como antes, por isso a assinatura da Lei não foi tão comemorada entre os ex-escravos, principalmente pelo fato de não haver nenhum auxílio a eles na Lei.
Reprodução

O já desgatado Segundo reinado no Brasil, com seu Imperador Dom Pedro 2, percebeu que não restava mais recursos era necessário abolir de oficialmente a escravidão, esse seria uns dos últimos atos de destaque no Segundo Império.



Para mais informações acesse o site: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/abolicao-da-escravatura-brasil-demorou-a-acabar-com-o-trabalho-escravo.jhtm, vale a pena dar uma lida!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nuvens servem para que ocorra chuva. Não somente!

As nuvens são constituídas por gotículas de água ou de pequenos cristais de gelo. Certas nuvens podem conter gotas de água congelada ou pedaços maiores de gelo.
As nuvens são importantes como reguladores térmicos, indicação de incidência de frente frias e minimizador de incidência da radiação solar.



Os principais processos formadores de nuvens são por:
-Convecção;
-Ascensão orográfica;
-Ascensão dinâmica.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia do Cartógrafo

 No dia 6 de Maio é o dia do Cartógrafo. A Cartografia é uma das áreas dentro da Geografia e merece um destaque especial, pois não é apenas um desenho de mapa que caracteriza um Cartógrafo, mas sim uma série de conhecimento e estudo para uma observação do espaço e como transcrever isto no papel.
 Em 1964, durante o XX Congresso Internacional de Geografia, organizada pela associação Cartográfica Internacional (ACI), foi elaborada uma das mais completas definições para a Cartografia:
"Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, assim como a sua utilização."



Parabéns Cartógrafos!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desertos

Todos já ouviram provalvelmente falar em desertos, que são áreas secas, ou seja, de pouco umidade. Existem desertos quentes, como o do Saara, na África; e frios, como o do Atacama, na América do Sul. Mas o que é mais interessante e que poucos sabem é que a maioria dos desertos estão por volta de 30° de latitude, tanto para Sul, como Norte. Mas por que isso, será que tem alguma explicação!?


Sim, há uma explicação, os fatores que influenciam a umidade do ar são radiação solar, velocidade dos ventos e temperaturas, mas o principal fator de os desertos estarem nessa latitude e o comportamento da circulação do ar na atmosfera que é divergente a 0° de latitude, ou seja na linha do Equador; e convergente a 30° de latitude, tanto para Sul como para Norte.

Com isso os ventos nas áreas de convergência tem dificuldade de trazer umidade do seu seu local de origem. Exemplo de desertos a 30° de latitude, Atacama(Am. do Sul), do México, do Colorado( EUA), Saara (África), da Austrália, entre outros.

Fonte:
Climatologia: noções básicas e climas do Brasil, Francisco Mendoça e Inês Moresco Danni-Oliveira, editora oficina de textos